sobre/about
1993, São Paulo- SP, Brasil
Os trabalhos de Deni Lantz evocam memórias e ecos do mundo real, objetos e motivos que o artista elege para habitar o limite sutil entre o figurativo e o abstrato. Dessa forma, a fatura tem papel central em sua prática de pintura.
Muitas vezes, Lantz encontra sua forma de pensamento mais na abstração e no monocromo do que na natureza-morta ou na paisagem, o caráter objetual e a materialidade de suas pinturas tornam-se mais protagonistas do que os temas escolhidos. Nesse sentido, a cera de abelha é um importante material para o artista, uma vez que concede transparência, empasto e fosquidez, a um só tempo; os pincéis, curtos e duros, depositam e retiram a tinta ao mesmo tempo; em seu trabalho, como pintar e o que pintar
A pesquisa e o interesse por esse espaço entre a figuração e abstração, fatura, materialidade e fisicalidade são características do trabalho, influenciado por pintores como Armando Reverón, Morandi, Mark Rothko, Susan Frencon e John Zurier, e referências brasileiras como Alfredo Volpi, Iberê Camargo, Sergio Sister e Paulo Pasta.
Graduado em artes visuais pela Unicamp – Universidade Estadual de Campinas – SP.
Estudou pintura aos 13 anos com o artista argentino Juan José Balzi (1933-2017) e, posteriormente, em 2012, trabalhou como assistente do artista Ernesto Bonato (1968) no Projeto Maré 0.1, como impressor de xilogravuras em grande formato. Fez acompanhamento em pintura com o artista Paulo Pasta em 2020.
1993, São Paulo- SP, Brazil
Deni Lantz’s works evoke memories and echoes of the real world, objects and motifs that the artist chooses to inhabit the subtle boundary between the figurative and the abstract. In this way, the making plays a central role in his painting practice.
Often, Lantz finds his way of thinking more in abstraction and monochrome than in still life or landscape, the objectual character and materiality of his paintings become more protagonists than the chosen themes. In this sense, beeswax is an important material for the artist, since it provides transparency, paste and matteness at the same time; the brushes, short and hard, deposit and remove the paint at the same time; in his work, how to paint and what to paint are parts of the same question.
Research and interest in this space between figuration and abstraction, making, materiality and physicality are characteristics of the work, which is influenced by painters such as Armando Reverón, Morandi, Mark Rothko, Susan Frencon and John Zurier. His Brazilian references are such as Alfredo Volpi, Iberê Camargo, Sergio Sister and Paulo Pasta.
He has graduated in visual arts from Unicamp – State University of Campinas – SP.
At age of 13 he studied painting with the Argentine artist Juan José Balzi (1933-2017). In 2012, he worked as an assistant to the artist Ernesto Bonato (1968) at Projeto Maré 0.1, as a printer of large-format woodcuts. He did painting monitoring with artist Paulo Pasta in 2020.
exposições individuais/individual exhibitions
2022
Deni Lantz: Pintura / Deni Lantz: Painting
Galeria Estação, São Paulo, SP, Brazil
exposições coletivas/collective exhibitions
2022
Let The World Come ‘Round
Teffia, Kingston, New York, USA
2022
Let The World Come ‘Round
Teffia, Kingston, New York, USA
2014
Menos
Casa de Tijolo – São Paulo/SP, Brazil
2013
Caixa: 1a edição
Editora Caixa – São Paulo, SP, Brazil
Loja de (in)conveniências
Galeria Mezanino – São Paulo, SP, Brazil
2012
Maré.01
Gaia – Unicamp, Campinas, SP, Brazil
Retratos, o que não se vê
Casa de Tijolo São Paulo, SP, Brazil
Quatro Quartos
Casa de Tijolo – São Paulo, SP, Brazil
2009
V Salão Rio Doce
Casa da Xiclet Galeria – São Paulo, SP, Brazil
2008
V Salão da Casa da Xiclet
Casa da Xiclet Galeria – São Paulo, SP, Brazil
2007
6a MERCOSECA – 2a edição
Casa da Xiclet Galeria – São Paulo, SP, Brazil